Como deixar a barba crescer do zero

PODE x NÃO PODE no Carnaval
19 de Fevereiro de 2017
5 mitos sobre o cabelo
19 de Março de 2017
Exibir tudo

Como deixar a barba crescer do zero

como-deixar-a-barba-crescer-do-zero

Deixar a barba crescer não é para qualquer um, mas para aqueles que podem e querem, cultivar uma barba pode ser um hobby, uma arte ou um estilo de vida. Há vários fatores envolvidos: genética, tempo, paciência, observação, cuidado.

Pode parecer complicado, mas na verdade não é. Se quiser deixar crescer uma barba de responsa do zero, siga as dicas abaixo para não perder tempo e não se frustrar!

1. Prepare o terreno

  • Lave bem seu rosto diariamente: isso removerá a descamação natural da pele, estimulando o crescimento do pelo facial;
  • Utilize um esfoliante uma vez por semana: este procedimento ajuda a abrir os poros da pele do seu rosto, deixando o caminho livre para os pelos começarem a chegar. Adicionalmente, esfoliar a pele ajuda a reduzir a incidência de pelos encravados, tornando toda a experiência mais agradável;
  • Defina os limites: Assim que sua barba começar a aparecer, projetando uma “sobra” no seu rosto, você já pode definir os limites que ela terá. Utilizando uma lâmina/barbeador raspe as áreas onde você não quer cultivar a barba. Estes limites geralmente são na região da maçã do rosto (logo acima da bochecha) e na linha do pescoço (logo acima do pomo-de-adão; Isso lhe dará uma aparência mais limpa e bem cuidada desde a primeira semana!
  • Apare para nivelar: A cada 4 à 7 dias utilize uma máquina aparadora de cabelo ou barba durante as 3 primeiras semanas para nivelar os fios. Utilize um pente baixo (ex.: Número 1 ou 2). Isso dará tempo para os fios mais tímidos ou menos desenvolvidos alcancem aqueles mais compridos, de forma que fiquem todos no mesmo nível e logo nas primeiras semanas você já terá uma barba mais fechada. Beeem curta, mas fechada o que é ainda mais importante. Quando sentir que os fios estão nivelados, deixe a máquina e a lâmina de lado e agora é hora de efetivamente DEIXAR SUA BARBA CRESCER

2. Deixe a barba crescer: Pare de cortar!

  • Resista à coceira: é natural no início do crescimento da barba você ter uma certa coceira. Isso se dá por diversos fatores e já escrevemos aqui no blog como reduzir a coceira da barba. O importante nessa etapa é você não sucumbir e continuar em frente com sua meta.
  • Não raspe ou apare a barba: Isso parece meio óbvio, mas talvez a principal dica que podemos dar neste artigo é “PARE DE FAZER A BARBA”. Isso no sentido de que se a qualquer obstáculo que aparecer você decidir raspar a barba, vai voltar para a estaca zero, gerando frustração e atraso no atingimento do seu objetivo. Adicionalmente, você pode sentir que precisa aparar a sua barba de tempos em tempos. NÃO FAÇA ISSO. Pelo menos por um tempo, até você perceber um crescimento significativo. Pois algumas pessoas aparam suas barbas numa frequência maior do que os pêlos são capazes de crescer, fazendo com que sua barba até “encolha” em alguns casos.

3. Cuide do suporte da sua barba: o seu corpo

  • Tenha uma dieta balanceada e obtenha suas vitaminas: Assim como outras células do nosso corpo, a composição dos fios precisa de proteína e vitaminas para proporcionar o crescimento. Sendo assim, tenha uma dieta saudável e balanceada e isso certamente ajudará no crescimento da sua barba. Procure alimentos e suplementos ricos em ácido fólico, vitaminas D, zinco, ferro e vitaminas do complexo B.
  • Pratique exercícios físicos: Como um recurso extremamente masculino, o crescimento da barba é melhor estimulado quando o organismo está produzindo a quantidade ideal de testosterona. Uma das formas mais saudáveis de aumentar os níveis de testosterona é através de exercícios físicos.
  • Descanse: Assim como o seu treinador na academia diz para você, é preciso descansar para dar tempo e canalizar a energia no crescimento das células do músculo. E nesse caso o mesmo se aplica para os fios da sua barba. Estudos mostram que os fios tendem a ter o maior índice de crescimento durante o sono, então descanse bem durante a noite, tente obter sono de qualidade que é mais importante do que a duração.

4. Gerencie

  • Procure conselho de um profissional: Se tudo estiver caminhando bem (e sua genética ajudar) em 5 ou 6 semanas você já terá uma barba no seu rosto, é aquele momento em que os estranhos começam a se referir a você por “o cara de barba”. Muito bem! Agora, nunca subestime a ajuda que um barbeiro pode lhe dar na hora de continuar o cultivo da sua barba. Algumas dicas úteis estão relacionadas ao estilo ideal para o seu rosto, comprimento desejado e etc.
  • Lave: Agora que você já é chamado de “o cara de barba” ou “o barbado”, é hora de começar a manter a sua barba limpa, hidratada e bem cuidada. A lavagem vai remover a descamação da pele, os fios soltos e outros detritos acumulados na sua barba, mantendo-a com uma aparência mais bem-cuidada e viva, além de remover o odor que pode juntar (sim, assim como o seu cabelo!). Adicionalmente, a lavagem da barba com o produto certo ajuda a hidratar a sua barba para que ela não pareça ressecada e morta.
  • Hidrate: Para manter sua barba hidratada ao longo do dia, com uma aparência viva e saudável, utilize óleo para barba. O óleo não apenas melhora imediatamente aparência da sua barba como também gradativamente melhora a saúde dos fios e da sua pele, que terá que produzir menos oleosidade para nutrir sua barba. Ou seja, todos os elementos do seu rosto saem ganhando! O uso do óleo é importante para o fortalecimento dos fios, reduzir a quebra e queda, bem como evitar disfunções na pele como acne e ressecamento.
  • Apare e mantenha: Finalmente, depois de todo esse trabalho você pode colocar os pés na barbearia e pedir para o seu barbeiro aparar sua barba, mas apenas para alinhar os fios pois as chances são de que os pêlos não cresceram do mesmo tamanho neste período. O barbeiro irá utilizar máquina para aparar um pouco mais próximo da sua bochecha e perto do pescoço, mas a parte mais cheia da sua barba deverá ser aparada com tesoura para evitar de tirar muito e também manter a individualidade da sua barba.

Lembre-se de que o crescimento da barba está também associado à predisposição genética e para alguns homens o crescimento é mais rápido do que para outros. O importante é saber fazer o melhor com aquilo que você tem e as dicas acima são um excelente começo para iniciar o cultivo da sua barba!

Fonte: Barba Brava

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *