Significado e história da expressão “Barbas de Molho”

7 erros que homens cometem com sua barba
9 de abril de 2017
11 regras para não errar no visual do trabalho
23 de abril de 2017
Exibir tudo

Significado e história da expressão “Barbas de Molho”

barbas-de-molho

Barbas de molho é uma expressão popular da língua portuguesa. A expressão completa é “deixar as barbas de molho” ou “colocar as barbas de molho” e significa que a pessoa em questão deve ter paciência, ficar alerta, prudente.

A expressão pode também servir para qualificar alguém que se encontra parado, sossegado, num estado de tranquilidade: “Tire as barbas de molho e vamos trabalhar!”

Origem da expressão

Na Antiguidade e na Idade Média, a barba era um símbolo de honra e poder. Quando a barba de um indivíduo era cortada por outro, isso representava uma grande humilhação. Essa idéia chegou aos dias de hoje na expressão “deixar as barbas de molho”, que significa ficar de sobreaviso, prevenir-se. Como a barba era tão importante na altura, colocá-las de molho seria então uma forma de proteger a própria honra.

Existe um provérbio espanhol que diz “quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo, ponha as suas de molho”, indicando que todos devemos aprender com as experiências dos outros.

Este provérbio aponta para uma segunda teoria que explica a origem da expressão “deixar as barbas de molho”. De acordo com alguns estudiosos, esta expressão derivou da altura da pobreza do Brasil antigo em que as casas rurais eram juntas e cobertas com um tipo de capim chamado “bargas”, muito parecido com o sapê. Dentro dessas casas havia fogões de lenha e deles muitas vezes saltavam fagulhas pelas chaminés. Por vezes essas fagulhas incendiavam o telhado da casa. Devido a esse fato, surgiu o hábito do vizinho da casa que estava em chamas molhar o seu próprio telhado, evitando assim que as chamas passassem para a sua casa. Então surgiu a expressão: “Coloque as bargas de molho que a casa do vizinho está ardendo!”. Com o passar do tempo a expressão se modificou e virou: “Coloque as barbas de molho porque a do vizinho está ardendo”.

Fonte: Significados.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *