O Brasil é o terceiro mercado no consumo de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. O país movimenta R$ 15,4 bilhões por ano e os cuidados com os cabelos lideram o ranking de gastos, segundo dados do IBGE.
Neste mercado próspero, a beleza masculina se anuncia como um mercado promissor e ganha atenção especial das indústrias especializadas em cosméticos. Atualmente, os produtos voltados para os homens representam 37% do volume de vendas das categorias de higiene e beleza, estimando-se que em 75% dos lares brasileiros são consumidos produtos específicos para o gênero, de acordo com pesquisa de mercado da Nielsen.
O comportamento masculino reflete a busca por um novo padrão de beleza. “Já passou o tempo que o homem era desleixado, até sem graça. Hoje está mais aberto e com noção da importância da boa aparência”, diz Victor Conceição, o CEO da rede Barbearia VIP.
O homem moderno mudou ao longo dos anos e, com as inúmeras transformações, muitos hábitos foram adquiridos. Entre eles, estão os cuidados com a pele, o cabelo e a saúde. Pesquisas realizadas pelo IBGE e dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontam que eles têm se esforçado cada vez mais para participar do dia a dia da família, dividir as tarefas de casa e cuidar da aparência.
Não há nada demais em ser vaidoso. Com a vaidade masculina em alta, qualquer preconceito que surgir de amigos, familiares e até de colegas de trabalho se torna vazio. Você tem que deixar de lado os comentários maldosos e críticas e pensar: estou bem comigo mesmo? Eu me olho no espelho e me sinto bonito? Você tem que estar de bem com você mesmo para poder estar de bem com outros.
A busca pelo corpo e aparência perfeitos é algo que vem de milênios atrás. Os espartanos viviam para a guerra e para a perfeição do corpo e da mente. No Egito, os faraós esbanjavam seus pertences, até enterrando-os com eles. A partir do momento que a vaidade começa a tomar sua vida e fazer com que você se sinta mal consigo mesmo, um limite não muito saudável foi ultrapassado, e você precisa se cuidar antes de chegar a extremos.
Vaidade masculina e academias andam lado a lado. Geralmente, há mais homens que mulheres na academia, cada um “sabendo” mais do que o outro sobre como cuidar melhor do corpo, ficar mais definido, conseguir um tanquinho permanente. Os homens ficam disputando entre si, levando o machismo pra um ambiente “saudável”. E aí é que está um dos problemas dos exageros, que falamos acima.
Além das academias, muitos homens também buscam os tratamentos estéticos, que estão em alta para o público masculino. SPAs masculinos, cirurgias plásticas, produtos de beleza voltados para homens. Até o botox, antes usado majoritariamente por mulheres, está se tornando cada vez mais popular com os homens. O transplante capilar, por exemplo, é um procedimento que está salvando muitos carecas por aí. Cirurgias de lipoaspiração para remoção de gorduras localizadas já são normais para homens.
Fontes: Mundo do Marketing / Correio do Povo / O Fashion